Pesquisa MISP 1 – 2001
Trower, C. (2001) Promover a Saúde Mental das Crianças através da Massagem numa Escola Primária (não publicado).
A Massagem pode ter um efeito benéfico no comportamento e a importância do toque para um desenvolvimento saudável das crianças é reconhecida desde há muito.
Este relatório elaborado por Carol Trower descreve o primeiro estudo no Reino Unido a monitorizar o efeito da introdução do “Massage In Schools Programme” (MISP) no ambiente de uma escola primária.
Este estudo de pesquisa social pretende explorar se a massagem “criança-criança” num ambiente escolar tem um efeito positivo no comportamento das crianças na sala de aula e nas suas capacidades de aprendizagem.
Um estudo controlado e não-alietório, anterior e posterior à massagem “criança-criança”, foi levado a cabo numa escola primária que serve uma população carenciada. Para começar, os professores classificaram a concentração, as capacidades sociais e a capacidade de trabalhar em grupo, e três meses depois entrevistaram as crianças, os pais e o pessoal da escola acerca da sua opinião sobre o programa de massagens.
Resultados
As crianças no grupo de intervenção mostraram melhorias significativas na capacidade de concentração, na cooperação, confiança e capacidade de trabalho, tanto em grupos como individualmente, e melhoraram a interacção social tanto com os adultos como com os seus pares, comparativamente ao grupo de controlo.
As conclusões qualitativas mostram que o comportamento agressivo e de “bullying” reduziu, as capacidades empáticas aumentaram, bem como as amizades e a tranquilidade no ambiente, o que levou as crianças a sentirem-se mais felizes na escola.
Este estudo fornece provas que a massagem “criança-criança” é eficaz em melhorar o funcionamento social e a capacidade de aprendizagem num ambiente escolar. Para além disso, a massagem era aceitável para crianças, pais e professores.
© O direito de Carol Trower ser identificada como autora deste trabalho foi estabelecido pela própria, de acordo com a Lei de Copyright, Designs e Patentes – 1988 (Reino Unido).
Pequisa MISP 2. Charlote Hartley. Liverpool Hope University College. 2005
Os efeitos da massagem de pares, numa escola secundária, foram mensurados com o recurso a uma tarefa de cancelamento de símbolos de carta, adaptada de Diller e tal (1975), no início e no final do estudo. Os participantes, 23 raparigas e 21 rapazes, com uma idade média de 11 anos e 8 meses, foram seleccionados aleatoriamente para os grupos de massagem e de controlo.
Os resultados concluíram que o grupo de massagem mostrava um aumento da concentração constante depois de completar a massagem de pares, num período de quatro semanas; os rapazes que participaram no estudo mostraram também uma melhoria significativa na tarefa de cancelamento de símbolos da segunda carta, em comparação com as raparigas.
© O direito de Charlote Hartley de ser identificada como autora deste trabalho foi estabelecido pela própria de acordo com a Lei de Copyright, Designs e Patentes - 1988 (Reino Unido).
Pesquisa MISP 3. Sarah Salmon. Bristol – 2005.
Construir um sentido de comunidade numa turma de recepção, através da massagem de pares.
Objectivo do Estudo
Mostrar que a massagem de pares é eficaz em ajudar as crianças a desenvolver relacionamentos mais eficientes, construir um sentido de comunidade e, como tal, melhorar a sua capacidade de aprendizagem.
Resultados
Durante o tempo em que o programa de massagem de pares foi implementado na turma, a capacidade das crianças comunicarem e se ligarem umas às outras aumentou. A capacidade das crianças aprenderem em colaboração umas com as outras também aumentou e foi observada uma maior cooperação entre elas.
Foi firmemente estabelecido nesta turma, um sentido de comunidade. As crianças demonstraram cuidado e consideração umas com as outras, e os níveis de comportamentos agressivos e incidentes de conflito diminuíram. As crianças brincaram mais umas com as outras, diversificando os seus parceiros de brincadeira.
© O direito de Sarah Salmon de ser identificada como autora deste trabalho foi estabelecido pela própria de acordo com a Lei de Copyright, Designs e Patentes - 1988 (Reino Unido).
Pesquisa 4 – 2006
Pearson – Shaul, Edward (2006). Quais os efeitos de introduzir um programa de massagem de pares na minha escola? University of East Anglea.
O estudo utilizou métodos quantitativos e qualitativos para coligir e analisar dados. O estudo concluiu que a massagem de pares era vista pelos alunos como tendo um efeito positivo nas suas relações sociais e como sendo uma ajuda para os fazer sentir mais relaxados e atentos durante as aulas.
Os alunos afirmaram que a massagem de pares os ajuda a acalmar quando se sentem zangados e que gostavam muito da massagem. Alguns alunos diziam que os tinha ajudado a desenvolver as suas amizades ou até mesmo a iniciar novas amizades, e que quando dão uma massagem desenvolvem um sentido de responsabilidade.
Os professores acham que as sessões de massagem também são relaxantes (e também trocaram a massagem entre si, durante as sessões) e acreditam que os efeitos positivos se prolongam para além do momento em que a massagem acontece. Como resultado de se ter introduzido este programa na escola, mais três membros do pessoal da escola se inscreveram para receber treino no próximo Outono.
Estas conclusões são semelhantes às de estudos semelhantes levados a cabo no Reino Unido e na Suécia e, até um certo ponto, juntam-se ao já extenso conhecimento que existe sobre os benefícios da massagem.
Os visitantes que têm estado em salas de aula quando se efectua a massagem, falam de um silêncio total e uma sensação de calma e sossego durante as sessões, bem como de quão concentrados os alunos estão durante este período.
Também os pais têm comentado que apreciam bastante as massagens que os seus filhos lhes dão, e que os seus filhos começaram a reconhecer sinais de stress nos seus pais.
© O direito de Edward Pearson-Shaul de ser identificada como autora deste trabalho foi estabelecido pela própria de acordo com a Lei de Copyright, Designs e Patentes - 1988 (Reino Unido).
Pesquisa 5
Projecto MISP na Cornualha – 2007
Melhoramentos Chave do MISP
· Os professores reportam uma melhoria da 27% na rapidez de aprendizagem e uma de 36% quanto à auto-estima.
· As crianças e os jovens relatam uma melhoria de 25% no seu comportamento geral.
· Melhoria geral da qualidade de vida das crianças na escola.
· Professores notam que o comportamento tornou-se consideravelmente mais calmo e respeitador para com os outros.
· Os professores relatam um efeito mais notório em certos indivíduos.
Conclusões do projecto
· As crianças tornam-se mais calmas e a sua concentração aumenta.
· As crianças adquirem mais confiança.
· As crianças reconhecem o toque positivo e distinguem-no do toque negativo.
· As crianças respeitam-se a si mesmas e aos outros.
· Há uma redução nos casos de “bullying” e comportamento agressivo.
· Cria uma atmosfera harmoniosa na escola e, como tal, melhora a qualidade de vida da criança na escola.
· Prova que a massagem é divertida e pode ser adaptada a qualquer tema do currículo.
· As equipas de profissionais da escola devem avançar com este trabalho à medida que a sua confiança aumenta, e o “Cornwall Children’s Fund” (Fundo Infantil da Cornualha) assumirá então, um papel de apoio ao programa.
Pesquisa 6. Brighton e Hove, 2008.
Estudo e pesquisa do “Massage in Schools Programme” (MISP)
Durante o ano de 2008, foi levado a cabo um estudo do “Massage In Schools Programme” (MISP), em Brighton e Hove, no Reino Unido.
O estudo foi completado e foi elaborado um relatório de conclusões para o “Education and Research Center” (Centro de Educação e Pesquisa) da Universidade de Brighton, bem como para a British Academy, patrocinador desta pesquisa.
Todas as conclusões do estudo serão redigidas num artigo que deverá ser publicado no final de 2008. Este é um extracto do mesmo:
“Este é um estudo de pequena dimensão, que investiga de que forma uma actividade que envolve movimentos estabelecidos de toque, levada a cabo durante um período de 6 semanas – usando para tal o exemplo do programa de massagem de pares “Massage in Schools” – tem impacto nos relacionamentos entre as crianças. O estudo utilizou vários métodos de recolha de dados, incluindo: observação, entrevista, questionário e mapeamento de uma rede de contactos sociais.
As conclusões indicam que a intervenção teve efeitos positivos nos relacionamentos das crianças, tanto na sala de aula como no recreio, aumentando a rede de contactos sociais, criando uma sensação de calma e reduzindo comportamentos agressivos. Os dados também sugerem formas através das quais o contexto escolar pode ter impacto na eficácia deste tipo de intervenção e como algumas características do ambiente escolar podem limitar ou aumentar tais relacionamentos e os seus benefícios educativos. “
Pesquisa 7 Penny Boyd – Leicestershire 2008
Abstracto
· Esta pesquisa pretende avaliar se um programa de massagem de pares diário, levado a cabo por crianças do nível KS1, em duas escolas primárias resulta em alguns dos benefícios declarados pela organização fundadora do programa. Os dados quantitativos foram recolhidos através da observação na sala de aula, de perguntas de escala, da utilização de “NfERNelson Emotional Literacy Checklists” (listas de verificação de inteligência emocional) e do registo de quaisquer incidentes de agressão ou “bullying”. Os dados qualitativos foram recolhidos através de entrevistas aos alunos e questionários escritos dirigidos aos professores e aos pais.
· O estudo conclui que levar a cabo, diariamente, uma rotina de massagem de pares resulta num aumento significativo da concentração das crianças e num aumento da percepção das crianças quanto à sua literacia emocional. Há também prova de que leva a um aumento da tranquilidade e ajuda a reduzir a agressão. Para além disso, conclui que o programa foi muito bem recebido pelas crianças, cuja maioria gostou e afirmou fazê-los sentirem-se calmos, relaxados ou felizes. Foi também bem recebido por professores e pais.
Ao implementar um programa de massagens no Currículo Escolar, beneficiam-se as crianças, que crescerão num ambiente mais carinhoso; os professores, que se encontrarão em condições mais calmas e de cumprimento das regras; e finalmente, a sociedade, que terá adultos mais equilibrados, mais felizes e mais respeitadores.