A Missão do Projecto SER

A missão do Projecto SER é por à disposição de pais e educadores, técnicas de comunicação, projectos e programas que lhes permitam uma melhor compreensão das crianças, e que sejam ferramentas para que construam relacionamentos saudáveis, conscientes e amorosos com as crianças, proporcionando a estas uma experiência de crescimento cheia de alegria. 

Workshop "Como Falar para as Crianças Ouvirem.."

Adele Faber e Elaine Mazlish são duas mães, professoras, artistas e educadoras que colaboraram estreitamente com o psicólogo infantil, Dr. Haim Ginott. Dessa colaboração nasceu um primeiro livro, que se revelou, de imediato, um enorme sucesso nos E.U.A. Mais dois se lhe seguiram, entre eles o "Siblings without Rivalry" (Irmãos sem Rivalidade), que alcançou o n.º 1 na Lista dos Best Sellers do New York Times.

Os livros obtiveram tanto sucesso que as autoras acabaram por criar vários workshops para pais e educadores, apresentando-os por todo o pais.

O Projecto SER tem o prazer de vos apresentar, pela primeira vez em Portugal, o Workshop "Como Falar para as Crianças Ouvirem", baseado no livro das Autoras: How to talk so kids will listen and listen so kids will talk, já publicado em Português pela editora Guerra & Paz, intitulado "Como Falar para as Crianças Ouvirem e Ouvir para as Crianças Falarem".

Este workshop foi elaborado por Faber e Mazlish para ser usado por pais e educadores, transmitindo um grupo de técnicas de comunicação que, uma vez utilizadas no dia-a-dia, facilitarão grandemente a convivência entre pais e filhos, ajudando a resolver conflitos de forma pacífica, estimulando a auto-imagem positiva das crianças e promovendo um ambiente de amor e respeito, entre outros.

O workshop é realizado em 6 (seis) módulos independentes, com a duração de duas horas cada módulo.
Em cada módulo é abordado um tema e as diversas técnicas correspondentes.

Módulo Um - Ajudar as crianças a lidarem com os seus sentimentos
Módulo Dois - Estimular a cooperação
Módulo Três - Alternativas ao castigo
Módulo Quatro - Encorajar autonomia
Módulo Cinco- Elogiar e desenvolver uma auto-imagem positiva
Módulo Sete - Libertar as crianças de desempenhar papéis

Se estiver interessado em saber mais sobre este Workshop, por favor, contacte-nos.


Programa "Massage in Schools"

O programa "Massage in Schools" foi criado por Mia Elmsäter e Sylvie Hétu, uma sueca e uma canadiana, ambas com formação superior em Massagem, mães e educadoras, que acreditam firmemente no poder do toque para um crescimento e desenvolvimento saudável das crianças.

Este programa é uma ferramenta simples, acessível e eficaz para melhorar a qualidade de vida das crianças.

A visão do Programa é que cada cada criança que vai à escola experimente um toque positivo, que nutra o seu ser, todos os dias, em todo o lado no mundo.

*Abaixo poderá encontrar informação mais detalhada de pesquisas e testemunhos sobre o programa. Ao fazer click no link, terá de ir até ao final do blog para ler a informação.

Workshop MISP para Pais e Filhos

O “Massage in Schools Programme” foi concebido para ser implementado em ambiente de sala de aula. Contudo, os seus benefícios são tão notórios, e o interesse dos educadores tão grande, que as suas criadoras elaboraram um formato de pequeno workshop para pais e filhos (dos 4 aos 12).

Assim, durante uma manhã (aproximadamente 3 horas), os pais e as crianças aprendem os aspectos chave do Programa, treinam a rotina de massagem, assistem a uma pequena parte teórica sobre os benefícios do toque, da massagem e os efeitos da oxitocina e ainda aprendem mais alguns jogos de toque. (*) No final, receberão algum material de apoio para usar em casa.

Este workshop pretende dar aos pais técnicas que os podem ajudar muito no relacionamento com as crianças, tranquilizando-as e brincando com elas, aumentando a qualidade do tempo que passam juntos e apoiando-as em situações geradoras de stress.

Neste âmbito, encontrará aqui no nosso blog algumas datas e locais onde se irão realizar estes workshops. Temos a certeza de que irá gostar muito. Inscreva-se!

(*) É importante deixar claro que o workshop não certifica que os pais estejam aptos a ensinar o MISP a outros adultos ou crianças.



Será que é uma "Mãe Elefante"?

Será que é uma "Mãe Elefante"?
Saiba mais, em breve.

SNS - Uma Nova Espiritualidade

Em 2006 foi criada nos E.U.A. a School of the New Spirituality (Escola da Nova Espiritualidade), fundada por um grupo de educadores e pais, e pelo consagrado autor da série de livros Conversas com Deus, Neale Donald Walsch.

N.D.Walsch aspirava a uma educação invulgar para as nossas crianças: uma educação que fizesse transparecer a luz que existe dentro de cada ser humano, que fizesse emergir o espírito de cada criança em vez de se concentrar unicamente em debitar factos e números para as suas cabeças. Juntamente com diversos professores, educadores e pais, que partilhavam igualmente da sua visão, Neale fundou assim a S.N.S.

Foram então desenvolvidos diversos programas orientados para grupos de estudo, workshops e aulas em part-time, todos eles baseados nos principios de que Neale fala nos seus livros: Consciência, Honestidade e Responsabilidade.

Projecto SER orgulha-se de vos trazer alguns desses programas e workshops para que, como comunidade, ajudemos as nossas crianças a crescerem num ambiente enriquecedor, de respeito e aceitação. Através de programas divertidos e simples, damos às crianças e jovens, bem como às suas familias, oportunidade de olharem mais profundamente para a Vida e para si mesmas, com lucidez e amor.

Para mais informações sobre como e onde participar nestes programas, contacte-nos.

Leituras para Pais e Educadores

  • A Educação Começa Antes do Nascimento, Omraam M. Aivanhov
  • As Crianças Indigo, Lee Carroll e Jan Tobler
  • How to Talk so Kids will Listen and Listen so Kids will Talk, A. Faber e E. Mazlish
  • Siblings without Rilvalry, A. Faber e E. Mazlish
  • The Care and Feeding of Indigo Children, Doreen Virtue, PhD
  • The Little Book of Values, Julie Duckworth
  • The Science of Parenting, Margot Sunderland
  • The Seven Spiritual Laws for Parents, Deepak Chopra

Leituras para Crianças

  • Uma ajuda para enfrentar o medo, Colecção Auto-Ajuda para Crianças
  • Conversas com Deus para Adolescentes, Neale Donald Walsch
  • Deus é meu Amigo, um Guia para Crianças sobre Deus, Lisa O.Engelhardt, Colecção Auto-Ajuda para Crianças
  • O que é a Vida?, Oscar Brenifier, Colecção Filosofia para Crianças
  • O Pássaro da Alma, Michal Snunit
  • A Pequena Alma e a Terra, Neale Donald Walsch
  • A Pequena Alma e o Sol, Neale Donald Walsch
  • O Principezinho, Antoine de Saint Exupery

Visão

Acreditamos que todos nós, adultos e crianças, somos Seres Espirituais a viver uma experiência humana. Acreditamos que, nesta experiência, esquecemos a nossa verdadeira essência, que é Amor e Luz, Vontade e Sabedoria. Acreditamos que podemos Relembrar a nossa essência, através de práticas milenares como a Filosofia, a Meditação e as terapêuticas energéticas.

Acreditamos que todos nascem com um talento específico e que ao desempenharmos os nossos talentos com Honestidade e Responsabilidade, servimos o nosso propósito, cumprimos a nossa missão, e trabalhamos para o Bem Maior da Humanidade.

A nossa Visão é que todas as Crianças recebam uma educação que as ajude a entrar em contacto com a sua Essência, incentivando-as a expandirem as suas Consciências, e Relembrando-as de Quem São e de quais os seus propósitos, para que possam encontrar a sua própria realização pessoal, ao mesmo tempo que constroem um mundo melhor.

Os nossos Valores

Acreditamos que é premente a necessidade de mudar a nossa atitude uns para com os outros, e para com o Planeta, se queremos sobreviver como espécie. As crianças têm direito a ter um futuro, e nós temos a responsabilidade de lho assegurar.

Baseamos o nosso trabalho em terapias e técnicas reconhecidas e acreditadas, tais como o projecto "Massage in Schools Programme" e outros programas educativos inovadores,desenvolvidos por educadores, psicólogos, pais e diversos profissionais, premiados em várias áreas.

Não pretendemos dar respostas definitivas nem criar dogmas; muito pelo contrário, queremos apenas que as crianças e as suas famílias se empenhem no seu próprio desenvolvimento pessoal, pensando, questionando, meditando e comprometendo-se em criar, entre si, relacionamentos de respeito mútuo e de amor. Não pretendemos julgar ninguém, tão-somente propor ideias para serem debatidas pelas famílias.

Com Amor, Alegria e Humildade.

********************************************************

Testemunhos - Newsletter MISP Verão 2009 Ramo EWNI (England, Wales & Northern Ireland)



Junto incluimos alguns testemunhos que foram enviados por Instrutores do Ramo EWNI e que foram agora publicados pela MISA (Massage In Schools Association) na Newsletter do Verão de 2009, subordinada aos temas de como usar o MISP em programas de anti-bullying e o MISP e os pais.
Acreditamos que estes exemplos e histórias constituem a melhor apresentação que se pode fazer do Programa.
* * *
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para vos contar algo que foi dito durante uma reunião com uma família com muitos problemas de violência doméstica, apresentando as crianças problemas de comportamento, que as faz frequentar uma unidade de referência. Há cerca de um ano, eu introduzi o MISP nessa unidade. A mãe disse aos profissionais dessa unidade, durante uma reunião, que uma coisa que lhe agradava particularmente era quando o filho mais velho lhe dava uma massagem, sempre que ela se sentia em baixo ou nervosa.
Tive também a oportunidade de trabalhar com mães e um grupo de crianças de 2 anos, introduzindo o toque positivo através de canções e rimas infantis tendo recebido os seguintes comentários dos pais:
“A sessão de massagem foi muito boa. Vou, de certeza, repeti-la em casa.”
“Muito relaxante para quem está a dar a massagem; fez com que as crianças ficassem muito calmas.”
“Pareceu-me que relaxava verdadeiramente, as crianças.”
“Achei que a massagem era mesmo boa porque nunca tinha visto os meus filhos tão tranquilos.”
“A massagem foi muito tranquilizante a ajudou a acalmar os meus filhos; como pai, gostei muito porque ajuda a criar laços com as crianças.”
“Foi muito relaxante e pacífico.”
Enviado por: Anita Morris, Professora MISP, a trabalhar para “Hull PCT”.
Os casos seguintes foram relatados por vários Instrutores do MISP.
Em “Birtley East”, a massagem tem lugar à mesma hora todas as tardes e as crianças vêem-na como parte da sua rotina diária. As crianças compreendem que é “bom” tocar. Já falámos de como é necessário o “toque bom” em todos os aspectos da vida da escola e que o “toque mau” é inaceitável, especialmente nos casos em que as pessoas se magoam ou lutam umas com as outras. Quando entrevistámos as crianças, a maioria disse que as crianças eram agora mais bem-educadas umas com as outras e referem o facto de pedirem licença e agradecerem durante a rotina de massagem. Os alunos mais velhos normalmente dizem que a massagem os tornou a eles, e aos seus colegas, mais calmos, o que, por sua vez, tornou o ambiente de ensino mais agradável.

Tanto os pais como as crianças comentaram que tinham já feito a massagem em casa aos seus pais e irmãos e que as respostas tinham sido muito positivas. Os pais foram convidados à escola para verem uma demonstração da sequência da massagem feita pelas crianças. Cada turma da escola está agora a criar uma sequência de massagem relacionada com um determinado tema ou tópico, que depois será apresentada ao resto da escola e aos pais.

Enviado por: Cath Richardson, Birtley East Community Primary School, Co. Durham, Maio 2009.

Recentemente, tive um “feedback” muito pertinente por parte de uma professora do Ano 4, relativamente a uma menina da sua sala.

Os pais da criança estavam preocupados porque a sua filha tinha sofrido um episódio de “bullying” durante o Ano 3, na escola onde andava. Tinha poucos amigos e cada vez se isolava mais. A escola tinha tentado diversas estratégias mas não tinha tido muito sucesso. A menina passou para a sua nova turma Ano 4, turma essa em que a professora tinha decidido incorporar o MISP.

Durante o primeiro período, ela começou a ser cada vez mais aceite pelos colegas e, gradualmente, fez mais amigos. Agora, tem um núcleo de amigos tanto na escola como fora dela e tem crianças que vão a sua casa brincar e passar uma noite, coisa que anteriormente nunca tinha acontecido. Perguntei à professora se ela achava que o MISP tinha sido o catalizador da mudança e ela disse-me que achava que tinha sido a única coisa suficientemente poderosa para ser considerada como influência. O que a criança dizia do MISP é mais do que suficiente: “Faz-me feliz; a massagem ajudou-me a fazer amigos.” Acho que não devemos nunca subestimar o efeito do Programa nas vidas das nossas crianças e das suas famílias.

A professor usa o sistema de pares alietórios, em que as crianças escolhem um pauzinho de gelado, cada um com um nome escondido, e esse nome será o seu par durante essa semana. A turma está agora na fase em que fazem pares sem qualquer objecção. A professora diz que, nesta turma, as crianças começaram por “não serem muito simpáticas” umas para as outras , mas que agora, a atmosfera é de contentamento, em que as crianças valorizam, respeitam e gostam umas das outras. Mais uma vez, a professora mostrou empatia para com o efeito do MISP nesta mudança, atribuindo-lhe um factor decisivo.

A semana passada, esta escola promoveu uma “semana do ‘bem-estar’”, e o MISP foi um dos elementos chave a ser usado.

Enviado por: Instrutor do MISP, Maio de 2009

Temos usado o toque positivo, o que tem sido uma grande ajuda com uma criança com autism e com outras duas crianças com problemas de adaptação social. Também tenho concluído que o toque positivo é um excelente meio de compensação, em caso de falhas. As minhas crianças fizeram uma apresentação sobre toque positivo na reunião de turma e adoraram que eu inventasse histórias que tivessem a ver com cada tópico que estávamos a abordar. Também tenho percebido que o toque positivo é uma excelente forma de reconciliação após mal entendidos.

Enviado por: Ruth Bevan, Instrutora MISP, Maio 2009.

Introduzi o MISP na segunda fase do Ano 1 da nossa escola, e embora não trabalhasse geralmente com estas idades, eu questionei os pais sobre as suas opiniões acerca do programa, durante uma tarde do Dia do Desporto. As respostas foram 100% positivas! Todos, sem excepção, disseram como as suas crianças estavam muito mais calmas e que bom tinha sido para as famílias.
“Agora que temos os dois filhos envolvidos na escola, fazemos a massagem os quarto, durante os banhos de fim-de-semana.”
Um pai de um menino com autismo declarou: “Estou tão contente que ele possa fazer isto com os amigos e ser igual a eles. É algo que TODOS podem fazer.”
Um pai de uma criança no Ano 6 – “Quem me dera que ainda fizessem a vossa massagem no Ano 6, porque ela está a ter problemas com os amigos e acha que ninguém gosta dela. Tenho a certeza que a iria ajudar.”
O objective era continuar com o programa neste ano também, mas os professores nunca conseguiam ter, ou arranjar, tempo para o fazer.
Enviado por: Helen Niven, Instrutora MISP, Maio 2009.
A mãe de uma criança do Ano 1, a quem eu tinha encorajado a fazer a massagem em casa porque havia problemas de laços afectivos, escreveu: “O J gosta mesmo de receber e de dar a massagem. Aprender a usar uma massagem tão simples trouxe muitos benefícios a mim e ao meu marido, e ao meu relacionamento com o J. Acalmou-o muitas vezes em ocasiões que, de outro modo, teriam acabado em lágrimas.”
Comentários feitos por crianças de uma turma do Ano 5:
‘Quando em stress, acalma.’
‘Refresca o meu cérebro.’
‘Faz com que as pessoas se ajudem umas às outras.’
‘A minha mãe estava um pouco stressada....... e limpou-lhe as ideias.’
'A minha mãe diz que foi tranquilizante.'
Comentários feitos por crianças de uma turma do Ano 2:
‘Muito relaxante.’
‘Eu gusto quando estamos todos calmos.’
‘Fixe.’
‘Relaxa-me, acalma-me e conforta-me quando eu estou nervosa.’
‘Brilhante!’
‘Feliz, relaxado, tranquilo, calmo.'
Enviado por: Jill Tregunna, Instrutora MISP, Maio 2009.